Robert Bowman, bispo americano de Melbourne Beach, Flórida, realizou 101 missões de combate durante a guerra do Vietnã. Em carta aberta, ele dirigiu-se ao presidente Clinton, comentando sobre os bombardeios de Nairóbi e Dar As-salaam nos seguintes termos:

O senhor disse que somos alvos de ataques porque defendemos a democracia, a liberdade e os direitos humanos. Que piada!

Somos alvos dos terroristas porque, em boa parte do mundo, nosso governo defende a ditadura, a escravidão e a exploração humana. Somos alvos de terroristas porque nos odeiam. E nos odeiam porque nosso governo faz coisas odiosas.

Em quantos países, agentes de nosso governo, destituíram líderes escolhidos pelo povo trocando-os por ditaduras militares fantoches, que queriam vender seu povo para sociedades multinacionais norte-americanas!

Fizemos isso no Irã, quando os fuzileiros navais norte-americanos e a CIA destituíram Mossadegh porque ele queria nacionalizar a indústria do petróleo. Nós o trocamos por Sah e armamos, formamos e pagamos sua odiada guarda nacional Savak que arrasou e cometeu brutalidades contra o povo do Irã. E tudo isto para proteger os interesses financeiros de nossas companhias petrolíferas. Podemos achar estranho que haja pessoas no Irã que nos odeiem?

O mesmo fizemos no Chile e no Vietnã. Mais recentemente, tentamos fazer no Iraque. Quantas vezes não o fizemos na Nicarágua e no resto das repúblicas "das bananas" da América Latina? Muitas vezes expulsamos líderes populares que queriam a divisão das riquezas da terra entre as pessoas que nela trabalham. Nós os substituímos por tiranos criminosos para que vendessem seu povo e para que a riqueza da terra fosse levada pela Domino Sugar, United Fruit Company, Folgers e Chiquita Banana.

País após país, nosso governo se opôs à democracia, sufocou a liberdade e violou os direitos do ser humano. Essa é a causa pela qual nos odeiam em todo o mundo. Essa é a razão de sermos alvos dos terroristas...

Em vez de enviar nossos filhos e filhas pelo mundo inteiro para matar árabes e, assim, termos o petróleo que há sob a terra, deveríamos enviá-los para reconstruir sua infra-estrutura, beneficiá-los com água potável e alimentar as crianças em perigo de morrer de fome...

Em vez de treinar terroristas e esquadrões da morte, deveríamos fechar a Escuela de las Américas. Em vez de patrocinarmos a rebelião, a desestabilização, o assassinato e o terror no mundo inteiro, deveríamos abolir a CIA e dar dinheiro para as agências de ajuda...

Essa é a verdade, senhor presidente. Isso é o que o povo americano deve compreender.

(Este artigo foi publicado na AGENDA LATINO-AMERICANA para 2001, editada e publicada no final do ano 2000, quase um ano antes do atentado aos Estados Unidos)
COPIADO DO JORNAL CATÓLICO IGREJA NOVA- simpatizantes da obra de Don Helder Camera.
http://www.igrejanova.jor.br

Voltar a página Verdades escondidas